Planejamento de Como Criar um CD

Todos sabemos que o Brasil tem uma péssima industria musical, mas não é culpa apenas da mídia ou da população que não valoriza sua música. A culpa vem dos próprios artistas brasileiros que separam o comercial do musical, eles lançam uma musica seca, todo o CD é a mesma coisa e igual aos outros, se um lança algo diferente que dá certo todos os outros fazem igual. Há mais espaço pra música populares como funk e forró. Então como eles esperam que sejam respeitados?  Esperando a sorte, como no caso da cantora Anitta de ter sido achada na internet? Ou nascendo filha de cantores famosos como Sandy e Wanessa? A verdade seja dita, a música é um produto, e como todo produto não é preciso apenas fazer e sentar, mas da diferenciação, planejamento, estratégias de venda e… Divulgação em massa. Caso contrario, pode ser o melhor trabalho do mundo, mas não valerá de nada se ninguém conhecer. As pessoas vão vim com o papo que é talento ou que é dinheiro, sim você precisa de talento de dinheiro, mas sem planejamento não se chega a lugar nenhum.

Com toda a minha sabedoria de amadora de música internacional eu vou mostrar para vocês como faz um produto musical vendável de qualidade e vou usar como exemplo alguns álbuns que deram certo e outros que deram errado.

DO PLANEJAMENTO

1. Escolha um publico alvo

Exemplo que deu certo 1: Marina and The Diamonds escolheu adolescentes e jovens teens, na faixa etária de 16 aos 19 anos:

Exemplo que deu certo 2: Lady Gaga escolheu como publico LGBT

Exemplo que não deu certo 1: Avril Lavingne escolheu o Punk Rock e Emo, mas o seu publico alvo não se agrada com as músicas.

Exemplo que não deu certo 2: Katy Perry quis lançar um trabalho Dark, mas saiu infantil o que trouxe descontentamento.

2. Crie um conceito

Exemplo que deu certo 1: Christina Aguilera quis criar um conceito de super héroi no seu álbum de 10 anos, regravando algumas músicas.

Exemplo que deu certo 2:  Natalia Kills no CD trouble, trouxe como conceito problemas, as musicas fala dos problemas e encrencas que ela teve na vida.

3. Crie um estilo inserido no mesmo conceito do álbum

Exemplo que deu certo 1: Lana Del Rey escolheu o estilo retrô romântico, que cai como luva as musicas românticas e melódicas do álbum.

Exemplo que deu certo 2: Christina Aguilera fez o álbum Bionic no conceito futurístico, suas roupas segue a mesma linha.

4. Escreva as músicas de acordo com o conceito, não fuja dele

Exemplo que deu certo 1: Christina Aguilera no seu álbum retrô, levou o passado também para suas letras.

Exemplo que deu certo 2:  Marina em Electra Heart, trouxe músicas que lembra a adolescência americana.

5. Crie um titulo que chama atenção e mostra o conceito

Exemplo que deu certo 1: Christina Aguilera, novamente ela, lançou o Back to Basics, tradução: Volta ao Básico. O conceito do álbum era retrô.

Exemplo que deu certo 2: Madonna lançou um CD em 2003 sobre a vida americana com o titulo: American Life

Exemplo que deu certo 3: P!nk Lançou um álbum com o conceito de casa de diversão com o titulo Funhouse.

6. Passe a andar em ambientes da sua música, se for um CD pop ou eletro, visite várias boates, conheça os donos da boate, Dj’s, crie contato e receba dicas. procure também se envolver em algum movimento, feminista, LGBT…

Exemplo que deu certo 1: Lady Gaga conheceu Akon, que a contratou para sua própria gravadora.

akon-gaga (1)

 

Exemplo que deu certo 2: Natalia Kills conheceu Will I Am, que produziu o seu Álbum.

DA CRIAÇÃO

1. Escute muitos, muitos CD’s para base, preferencialmente desconhecidos ou antigos. Procure inspirações em outros artistas sem perder a identidade.

Exemplo que deu certo 1: A banda The Pretty Reckless é influenciada por várias bandas de rock original, como os beatles…

Exemplo que não deu certo 1:  Anitta tentou se inspirar em Beyoncé, o problema é que Beyoncé tem muita fama o que taxou a cantora brasileira de “Imitta”. Talvez não tenha sido nem culpa dela, os produtores brasileiros tem mania de imitar coisa americana.

2. Procure Djs e Produtores renomados

No exterior temos Max Martin, Red One e Dr. Loke, que são responsáveis pelo sucesso das artistas pop como Katy Perry, Britney e Lady Gaga. Aqui no Brasil temos a banda Roupa Nova que é produtora de vários artistas, outros produtores bons são Ricardo Fegali, Marco Camargo e Rick Bonadio.

3. Diferenciação, o CD deve conter músicas lentas(3 ou4) e agitadas, mas nunca inteiramente só músicas lentas ou só agitadas.

Exemplo que deu certo 1: O CD I Am… Sasha Fierce, tem músicas lentas, românticas, agitadas….

Exemplo que não deu certo 1: O álbum Manuscrito de Sandy contém apenas músicas lentas e acompanhadas de violão… Causa tédio em quem ouve.

As pessoas se apegam a CD que as acompanha a qualquer lugar, em qualquer situação. Acabam criando um tipo de amizade com o artista.

4. Diferenciação de tom, procure diferenciar o tom de acordo com a música ou verso.

Exemplo que deu certo 1: Marina muda de tom varias vezes em suas músicas. Isso faz com que escutemos até o final e a música não canse.

Exemplo que não da certo 1: Liah tem uma voz maravilhosa, mas a monotonia nas suas melodias faz com que as pessoas não se apeguem e sim durmam

5. Diferenciação instrumental e de letras, nunca usar a mesma ideia em mais de uma música ou vai da a impressão que é a mesma.

Essas duas músicas é do mesmo CD, nele ainda se acha uma balada latina.

6. Não use Backing Vocals use bases. Fazer o mesmo ao vivo. Os Backing cantam muito, mas dá a impressão de música gospel além de ser cafona. 

Exemplo que deu certo 1: Jassie J em Price Tag. Preste atenção do refrão.

Exemplo que deu certo 2: Christina Aguilera em Candyman usa varias vozes ao mesmo tempo, ao vivo a cantora usa bases pré-gravadas que deixa a música um charme.

Exemplo que deu certo 3:  Beyoncé é uma das cantoras que adoram base.

Ao vivo:

7. Para aminar as músicas use bases repetidas, mas não exagere. 

Exemplo que deu certo 1: Christina Aguilera em todo o Back to Basics usa bases masculinas, deixa a música mais divertida

Essa prática de repetição se popularizou com os Beatles, a diferença era que eles usavam vozes reais e não bases.

8. Grave várias músicas e faça a seleção das melhores

DA PRODUÇÃO

1. Procure o melhor fotografo e uma personal stylist para as fotos do disco, tire em vários lugares se for possível.

2. Procure um Designer Gráfico para fazer a capa do CD. Lembre-se tem que ser bonito, chamar atenção, diferente e no conceito do álbum. 

Exemplo de capas que deram certo:

81336_36 banda-uo capa-cd-belinda is-this-tt-the-strokes capa-do-novo-cd-do-michael-jackson-532x400

 

Exemplo de capas de CD que não dá certo:

agro boy 11_capa cd Banda Calypso 100% (frente) eduardo 700

3. Desenvolva sua fonte com o Designer, ela vai ser sua marca .

belinda_logo_by_jmaryelle-d4isaox BEYONCÉ_LOGO Britney Spears #1 Gaga logo trasparente ldr_full marina-logo

 

DA DIVULGAÇÃO ANTES DO LANÇAMENTO

1. Crie uma página interessante no facebook, uma conta no twitter, Vevo, my space, instagram, em todos os sites que puder.

2. Crie um  ou mais virais que cause curiosidade e expectativa

Exemplo que deu certo: Lana Del Rey virou sucesso pelo vídeo caseiro com partes de filmes em Video Games.

Exemplo que não deu certo:  É preciso ter cuidado para não entrar no ridículo e virar um vídeo de humor da internet.

3. Lance um EP no iTunes e promova nas redes sociais(5 músicas é suficiente)

4. Mande cópias para as rádios mais ouvidas do single promocional (Alguns músicos pagam para tocar suas musicas,  essa pratica é desonesta, mas não criminosa.)

5. Pague propagandas do Google, facebook, youtube e sites de música.

Um grande site de música é o Pop Line… Também insira as música no Kboing, last Fm, sites de ouvir música e disponibilize Lyrics criativas no canal do Youtube.

6. Faça o tipo de publicidade que puder, até um Out Door é bem vindo.

lana-del-rey-ultraviolence-600x450

 

Exemplo que não da certo 1: CD promocional, as pessoas escutam, mas não compra. A venda de CDs ta tão em baixa que não cobre nem metade do custo, o músico lucra apenas com shows e publicidade, mas diminuir o valor do CD espalhando por ai diminui também a imagem do artista. As pessoas gostam de um pouco de elitismo nos produtos que consome.

capa_garota_jul2011

7. Lance um clipe do single após o lyric (pelo designer), em alta qualidade. Se preciso procure profissionais do exterior, vai sair melhor e mais barato ou aposte na sua criatividade. Prefira  ideias grandes a super produções, quanto menor o custo melhor, o importante é que o vídeo viralize. 

Valesca Popozuda gastou quase 500 mil no video beijinho no ombro… E quem disse que precisa ser um clip muito caro para fazer sucesso se tiver criatividade? Marina no clip de primadonna, que mais parece um clip caseiro, não deixou a desejar:

Exemplo que deu certo 1: Pitty encantou o mundo com o homem de lata em Na Sua Estante. Foi gasto apenas com o Design.

Exemplo que deu certo 2: Katy Perry em Birthday, criou um vídeo divertido sem gastar muito, e certamente vai virar viral.

Exemplo que deu certo 3: A lyric de Roar de Katy deu mais bafo do que o clip da música

Exemplo que não deu certo 1: Britney Spears gastou 6 milhões de dólares(segundo boatos), que seria em torno de 12 milhões de reais com o vídeo de Work B**ch. O vídeo ficou ótimo, mas não foi o suficiente para alavancar as vendas do CD, ou seja, muito gasto e pouco lucro.

8.  Promova a data de lançamento e espere…

9. Lance alguns remixes

10. Repita o processo 7, pelo menos 3 vezes, com um intervalo em torno de 3 meses ou até a música cair no chat. Após isso pode lançar um vídeo sem ser single ou com outras versões para finalizar o trabalho e como modo de agradecer ao publico.

Exemplo que deu certo 1: Black Eyed Peas lançou um vídeo com partes de seus shows.

Exemplo que deu certo 2: Quem lembra dessa música de Backstreet Boys para seus fãs? Era uma loucura.

Exemplo que deu certo 3: Christina Aguilera lançou um clip caseiro exclusivo para seus fãs, dando fim ao trabalho no Lotus.

Exemplo que deu certo 4: Shakira gravou um vídeo no meio da rua para a música Loca, quase sem edição e virou Hit.

 

DO LANÇAMENTO

1. Faça uma festa de pré-lançamento para a imprensa de rádio, televisão, revistas, jornais, publicitários… Tudo para noticiarem a lançamento

2. Lance o Álbum

3. Procure programas. Se ainda tiver dinheiro o Faustão custa R$300 mil se não me engano(sim, é propina, mas todo mundo faz isso), há outros programas… é algo certo, pra economizar publicidade por um bom tempo e investimento já que receberá de volta em shows. 

4. Crie contato com os canais de Música, como Multishow e MTV, eles sempre vão te citar, te incluir em matérias, eventos e premiações. 

DA TOUR

1. Seja mais natural, autentica, ouse, seja criativa. Não faça apresentações forçadas, clichês nem paradas. Brilhe independente da estrutura de palco. 

Exemplo que deu certo1: Katy juntou a estrutura com a criatividade e deu no que deu.

Exemplo que deu certo 2: Christina Aguilera mostrou que a criatividade está acima de qualquer estrutura.

Exemplo que não da certo1: Gusttavo Lima é o exemplo de show onde a estrutura chama mais atenção que o artista, não tras nenhuma identidade, performance clichê que só que se põe a assistir é os fans mesmo.

2. Não se preocupe com a estrutura no primeiro CD, foque na vibração e no envolvimento com a plateia. Faça com que todos entrem na vibe da música.

Exemplo que deu certo 1: Natalia Kills mostrou que onde estiver anima e faz uma boa apresentação.

3. Monte um figurino só seu, que marque.

qNeYchaCE3rVHEY ajcxwhnnpwz4zwn amywinehouse

4. Cause impacto, quebre tabus. As pessoas gostam de coisas verdadeiras mesmo vista pela sociedade como feias, as pessoas não gostam de moralismo. Você pode receber muita critica de conservadores, mas poderá criar um legado que vai esta sempre lembrado na história. (Se quer outro exemplo, é só comparar a novela “Avenida Brasil” e “Amor a Vida” com “Em família”. O artista não tem que ser o exemplo de “certo”, tem que ser o espelho do seu publico. 

Exemplo que deu certo 1: Madonna beijou Christina e Britney ao vivo e chocou o mundo, a apresentação sempre vai ser lembrada.

Exemplo que não deu certo 1: Sandy, ela novamente, começou com muito sucesso com a fama de “certinha”, mas depois de um tempo foi crescendo e não conseguiu se desligar dessa imagem puritana, tentou até fazer campanha de cerveja, mas não colou.

5.Você vai receber convites para entrevistas em rádios e TVs locais, não despreze. Se lembre, é de milho em milho que a galinha enche o papo. Também não aceite qualquer parceria que não se encaixa com seu trabalho mesmo se vier de um artista com sucesso. A questão é fazer boas decisões que não suma ou te exponha demais até enjoar as pessoas.

OUTRAS DICAS

Trabalhar com o publico faz de você um produto publico. Portanto, se preocupe com o social, não perca sua essência e mantenha a sanidade. Não ache que só porque fez sucesso com um CD vai fazer com os outros, a cada CD o trabalho aumenta pois precisa se superar, inovar e melhorar o seu trabalho. Não deixe se levar pela ganancia de fazer 3 shows por dia, além de ser altamente estressante, corta qualquer forma de criatividade e destrói os laços de amigos e familiares. Muitos atos citados parecem desonestos ou interesseiros, mas é preciso, se quiser está solido, á industria musical é uma guerra, se reecoar você é engolido por outro artista. Se alguém disser que não precisa de grana é mentira, há artistas que conseguiram entrar na disney e dai conseguir gravar um CD, ou seja, não precisaram gastar com divulgação, mas isso são casos isolados. Outros artistas conseguiram pela internet, mas isso é jogar o destino a sorte.  Outros depois de um bom tempo cantando em bares são descobertos por empresários, sinal de bom trabalho mais acomodação, não espere um acaso, os empresários e produtores não tem bola de cristal.

Outra questão é que não precisa de muito dinheiro para fazer sucesso, muitas bandas e cantores como NX Zero, Pitty, Marina and The Diamonds e Lana Del Rey tiveram CDs desconhecidos antes da fama, a questão é não se acomodar com a garagem e bares, é obvio que todas as bandinhas querem ter sucesso, mas não fazem nada grande para tal feito, parece mais amadores do que profissionais, se escoram em seus artistas preferidos e não tem identidade nem autonomia própria. No caso de calouros de programa de TV não darem certo é a falta de planejamento e do Fator X – O artista, não é só de voz que se faz um artista, há muitos cantores por ai em todas as partes, mas raramente se acha um artista, que crie, inove e maneira f*oda, que tira a gente da mesmice. A criatividade é o maior tesouro.

Tenha conhecimento também dos 7 Ps Do Marketing. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s